sábado, 6 de novembro de 2010

o Submundo (parte IV)

oi gente, td bem?
espero q sim. Intaum hj eu naum fiz nada a naum ser dormir e comer, e ah tbm procueri um nome para meu novo blog (aceito sugestões, podem me mandar).
Hj eu vou falah sobre o Campo das Punições e o Tártaro.
tem uma amiga minha q disse  mesma coisa, e eu tenhu q concordar. Toda vez q eu penso nesselugar lembro do creme dental Colgate, contra o Tártaro. Esse lugar naum tejm nada a ver com akela doença horrivel nos dentes naum tah.
Logo depois do caminho q levava ao Campo de Asfódelos, havia o campo q levava ao Campo das Punições. Para lah eram enviadas as almas q tinham cometidos crimes hediondos durante a Vida.

Era um lugar seco e árido, parecido com um deserto (ou com o Inferno q aparece no filme da Paixão de Cristo, do Mel Gibson, qndo aparece o diabo griatndo de raiva qndo Cristo esta crucificado e morre). Temos fogo em algumas partes desse lugar, mas memso assim era frio, tinhamos sombras, vozes e gritos e era mergulhado nas mais profunda trevas (é bem parecido com o Inferno cristão).
este lugar era banhado pelo rio Flagetonte, o rio de fogo.
para esse lugar são enviadas as almas q cometeram crimes durante a vida. nesse local as almas recebem os mais variados castigos criadas por Minos e executadas pelas três Erínias. Os castigos mais conhecidos são o de Sísifo, Tântalo,Íxion e as Danaiades.

este lugar era o mais profundo em todo o Submundo. Hesiodo disse q se Hefesto deixasse cair uma bigorna do céu, ela levaria 9 dias para chegar na Terra e mais 9 dias para chegar até o Tártaro (bem exagerado esse Hesíodo). Este local era vigiado pelos três Hecatônquiros, para q nenhum castigado fugisse de sua pena.

em um poço mais fundo ainda do Tártaro, eram presas criaturas mais perigosas q as almas. Como, qndo Cronos acorrentou os ciclopes lah, q foram libertos por Zeus. Depois da guerra ele prendeu os titãs e seu pai Cronos lah. e tbm o deus-monstro Tifão.

O Tártaro além de ser vigiado pelos hecatônquiros, há uma torre bem no meio, onde mora Tisífone a Erínia q nunka dorme, para vigiar os pecadores.

Depois de sua morte, as Harpias e as Górgonas, foram servir ao senhor dos mortos neste local, tirandu a paz e o sossego das sombras.
ali tbm trabalhavam as Keres, deusas da morte violenta (além da guerra) e Hécate, deusa da magia e bruxaria.




O q muitas pessoas imaginam do Inferno, alem de descrições na Bíblia, vem deste lugar horrível e perverso.




(POS SCRITUM: QM GOSTAR DO BLOG, PODE VISITAR MEU PERFIL NO ORKUT, OU NO TWITTER, É SÓ ENTRAR NOS DOIS ÍCONES ABAIXO)

2 comentários:

  1. Oi Victor!
    Nossa, temos a mesma paixão, pelo mesmo tema, mitologia grega. Que maravilha... Adorei teu blog, essa imagem de todos os deuses juntos é fantástica, tenho uma bem parecida no meu livro. O meu ilustrador acabou se inspirando nela!
    Vou voltar sempre aqui! E já que vc postou sobre o mundo inferior, não posso deixar de citar meu texto sobre o Tártaro!

    http://imperiodosdeuses.blogspot.com/2010/09/tartaro-nao-tem-jeito.html#comments

    Volte sempre no Império dos Deuses viu?
    Um beijão,
    Sarah Micucci
    (escritora)

    ResponderExcluir
  2. sempre estarei lah, tah nos meus favoritos. até a proxima.
    beijão

    ResponderExcluir