domingo, 23 de janeiro de 2011

"A Fama"

Oi gente, tudo bem?. Então, ontem acabou a oficina de acrobacia com o professor Antonio da Escola Nacional de Circo. Foi cansativo, mas deu pra aproveitar bastante. Então hoje, Domingo, é o dia que eu tenho pra descansar, mas vou escrever pra vocês, por que meu descanso é estar aqui com vocês.

Bom vamos lá. A "atriz" de hoje, do nosso "teatro" intaum oks
mitológico, digamos ela gosta de Fama, de ter seu nome na boca das pessoas, de ser conhecida (mas quem não quer???). Mas existe um problema com seu nome. Ele é como Maria, ou João no Brasil, um nome bem comum. Seu nome é Clímene, um dos nomes mais comuns na Grécia Antiga (assim fica difícil ser famoso, neah)

Clímene é a deusa da Fama e do Renome. É uma antiga Titãnide. Era também uma das Oceânides. Era casada com o titã Jápeto, com quem foi mãe de Prometeu, Epimeteu e Atlas.
Ela é a ancestral de toda a Humanidade, e uma antiga deusa da Terra. Ela também era chamada de Ásia, nome que depois foi dado ao continente em homenagem à deusa.
Clímene era uma das servas de Hera, tanto que tentou persuadir ( é eu andei lendo o dicionário) Páris, com a Fama, no julgamento da maçã de ouro.

3 comentários:

  1. Oi Victor,
    Amei seu blog e vc está intimado a passar lá no Império dos Deuses Olimpianos, afinal, estamos escrevendo sobre o mesmo tema! que bacana!!!
    www.mundodaslendasgregas.blogspot.com
    Vou te seguir viu?
    Um beijão pra vc!
    Sarah Micucci (escritora)

    ResponderExcluir
  2. ah obrigado Sarah. Sempre dou uma passada no seu blog. e ele é muito bom (ah quem sou eu)Obrigado por tudo, eseja sempre bem vinda ao Olimpo

    ResponderExcluir
  3. Climene era bastante namoradeira, era esposa de vários personagens: Japeto, Hélio, Apolo, Hermes, Zeus, Posidon, Iason, Nauplio, Merops, Prometeu, Urano,

    ResponderExcluir