sexta-feira, 4 de março de 2011

"Aquela que governa de longe"

Oi gente como é que vocês estão?
É eu sei que faz tempo que eu não apareço por aqui, que tinha até gente que achou que tinha acontecido algo, mas é que eu estava sem tempo mesmo, essa semana foi muito corrida, mas agora que deu uma amenizada, estou aqui pra mais postagens...

A deusa de hoje é Eurínome, uma das 100 Oceânides, então é filha de Oceanus e Tétis. Ela foi uma das esposas de Zeus, acho que a única que ele não pegou ainda, foi minha mãe...E com ele eu a luz às três Graças.

Ela é o tipo de deusa mãe, tanto que seu nome significa "aquela que governa de longe". Ela está intimamente ligada ao mar, e também à terra. Sua história se espalhou por todo o Mediterrâneo, influenciando a maioria das religiões. Era conhecida como Grande Deusa, Mãe Primordial, a Criadora do Universo, a Governante, Deusa do Universo, Deusa de Tudo, e Aquela Que Se Move Na Eternidade, seus epítetos se condem com os de Gaia, a verdadeira deusa Mãe.

Existia um templo na Árcadia em que as portas eram abertas apenas uma vez por ano, lá a deusa se mostrava com uma cauda de serpente, presa por correntes de ouro, simbolizando todos os prazeres do mundo. Acreditasse que tenha ajudado à Gaia a dar origem ao planeta, com um sopro de Vida, onde deu origem à grande parte do universo.

Era uma deusa muito bela, sempre nua com os cabelos esvoaçantes castanhos, usava um grande colar com um rubi muito vermelho.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

Nenhum comentário:

Postar um comentário