segunda-feira, 18 de abril de 2011

"O senhor dos casamentos"

Oi povo, como que vocês estão hoje? Espero que muito bem.
Hoje dia 17 de Abril domingo, segundo a tradição cristão o Domingo de Ramos, que lembra a última entrada de Cristo em Jerusalém, início da semana Santa, que antecede o Domingo de Páscoa (dia do meu aniversário). Tá, mais voltando ao assunto do blog, vamos falar sobre o senhor da beleza, dos amores e do casamento.


Este cara é foda. Himeneu é o personagem de hoje no blog.
Sempre jovem e belo, herdou esses dons de seus pais, Apolo e Afrodite (filho desses dois, imagina o tanto de adolescente que tinha atrás dele, provavelmente seria cogitado a ser "Colírio" daquelas revistas femininas).


Nasceu na cidade de Delfos, mas logo que veio ao mundo, foi deixado na terra para ser criado pelas ninfas. Elas levaram a uma família que era muito pobre e humilde, mas generosa e de bom coração. Logo, não sabia de seus poderes. Apesar de ser "pobre" se apaixonou por uma jovem nobre. Era tão belo que era confundido com uma mulher. Um dia algumas virgens foram oferecer orações e sacrifícios a Démeter e Himeneu estava junto. Piratas do Egeu raptaram todas, junto com o jovem deus. Depois de longa viagem eles adormeceram, e Himeneu aproveitou, pegou sua espada e matou todos os piratas.
Levando as virgens em segurança para Atenas, disse que queria como pagamento por sua coragem e bom coração a jovem nobre como casamento. Eles aceitarm e o deus e a jovem mortal se casaram.

Himeneu se tornou então deus do casamento, da realização do casamento, enquanto Hera, a senhora dos deuses, é a protetora, zela pra que todos os matrimônios continuem para sempre. Era invocado em todos os casamentos, e ele aparecia a todos, podendo se transformar em qualquer forma humana ou não. Era mais vistp nas festas sob a forma de pomba. O buquê de flores vem desta época. Antes era apenas de flores jacintos e as noivas levavam até o altar do deus, invocando a sua presença na festa.

Era muito bonito e jovem, sempre com uma guirlanda de flores na cabeça, uma tocha acesa nas mãos representando a eternidade do casamento, e vestido em túnicas púrpuras.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

2 comentários: