segunda-feira, 18 de abril de 2011

"O senhor dos casamentos"

Oi povo, como que vocês estão hoje? Espero que muito bem.
Hoje dia 17 de Abril domingo, segundo a tradição cristão o Domingo de Ramos, que lembra a última entrada de Cristo em Jerusalém, início da semana Santa, que antecede o Domingo de Páscoa (dia do meu aniversário). Tá, mais voltando ao assunto do blog, vamos falar sobre o senhor da beleza, dos amores e do casamento.


Este cara é foda. Himeneu é o personagem de hoje no blog.
Sempre jovem e belo, herdou esses dons de seus pais, Apolo e Afrodite (filho desses dois, imagina o tanto de adolescente que tinha atrás dele, provavelmente seria cogitado a ser "Colírio" daquelas revistas femininas).


Nasceu na cidade de Delfos, mas logo que veio ao mundo, foi deixado na terra para ser criado pelas ninfas. Elas levaram a uma família que era muito pobre e humilde, mas generosa e de bom coração. Logo, não sabia de seus poderes. Apesar de ser "pobre" se apaixonou por uma jovem nobre. Era tão belo que era confundido com uma mulher. Um dia algumas virgens foram oferecer orações e sacrifícios a Démeter e Himeneu estava junto. Piratas do Egeu raptaram todas, junto com o jovem deus. Depois de longa viagem eles adormeceram, e Himeneu aproveitou, pegou sua espada e matou todos os piratas.
Levando as virgens em segurança para Atenas, disse que queria como pagamento por sua coragem e bom coração a jovem nobre como casamento. Eles aceitarm e o deus e a jovem mortal se casaram.

Himeneu se tornou então deus do casamento, da realização do casamento, enquanto Hera, a senhora dos deuses, é a protetora, zela pra que todos os matrimônios continuem para sempre. Era invocado em todos os casamentos, e ele aparecia a todos, podendo se transformar em qualquer forma humana ou não. Era mais vistp nas festas sob a forma de pomba. O buquê de flores vem desta época. Antes era apenas de flores jacintos e as noivas levavam até o altar do deus, invocando a sua presença na festa.

Era muito bonito e jovem, sempre com uma guirlanda de flores na cabeça, uma tocha acesa nas mãos representando a eternidade do casamento, e vestido em túnicas púrpuras.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

"A cura para todos os males"

Oi pessoas, como é que vocês estão?
Então, as coisas andam meio corridas aqui, tanto que a última postagem foi dia 03, mas sempre que der um tempo eu venho aqui fala com vocês...

Hoje vamos conhecer a deusa que cura tudo, conhecida por todos os médicos.

Hígia, é a deusa da saúde mental e física, da limpeza e da cura. É filha de Asclépio deus da medicina. Enquanto Asclépio é mais deus da cura, Hígia protege mais a prevenção da doença.

Era muito adorada em Atenas, junto com Atena. Seu culto se tornou mais importante e independente do seu pai, quando o  oráculo de Delfos divulgar sua divindade. Seu nome é mencionado no famoso juramento de Hipócrates, o pai da medicina, feito pelos médicos recem formados.]


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

domingo, 3 de abril de 2011

"O deus contra o preconceito..."

Oi pessoas, como vocês estão hoje? Espero que muito bem...Hoje eu estou naqueles dias em que acordo feliz, sem nenhum motivo aparentemente. Acho que é porque amanha não tem aula rs. Mas enfim, vamos logo começar a falar sobre o deus/deusa de hoje, que afinal, acho que vai chocar muitas pessoas...

Alguém já ouviu falar no Hermafroditismo? uma pessoas hermafrodita, apresenta os dois sexos, ou seja, ela tem os orgãos genitais masculino e feminino, internos e externos. Mas aí vocês vão me perguntar o que isso tem a ver com a mitologia? O hermafroditismo tem origem nos deuses, vamos ver como.

Hermafrodito é um deus filho de Hermes e Afrodite, daí o nome Hermafrodito ( Hermes + Afrodite).
Muito belo, não nasceu com os dois sexos, isto aconteceu da seguinte forma.  Quando criança foi levado pelas ninfas da floresta até a montanha sagrada da Frígia para ser educado por Pã. Jovem, era adorado pelos deuses, por sua inteligência e alegria, herdou de sua mãe a beleza e do pai, a inteligência. Viajou por várias cidades.

Morava nos bosques de Cária, onde conheceu Salmacis a náiade do lago. Enfeitiçada pela beleza do jovem, tentou seduzi-lo não tendo sucesso. Quando acho que a ninfa teinha ido embora, Hermafrodito tirou suas roupas e foi tomar banho no lago. Salmacis que estava escondida atrás de uma árvore, quando viu isso, pulou no lago, se abraçando fortemente ao deus. Então desesperada de amor, pediu aos deuses que seus corpos nunca mais se separassem. Transformando ele em um deus com os dois sexos. Hermafrodito muito irado, amaldiçoou o lago, a morada da náiade, dizendo que qualquer um que ali se banhasse teria a mesma sorte dele.

Era muito belo, loiro d eolhos claros, com o corpo atlético. Se vestia com túnica roxa. Depois de sua transformação se tornou o deus protetor dos gays e lésbicas, punindo severamente quem tinha preconceito contra seus protegidos. Seu símbolo era a flor da papoula.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas