quinta-feira, 5 de agosto de 2010

"A eterna fonte de inspiração"

intaum.
Gèia gente, td bem?
axo q estou perdendo o habito de escrever. Preciso de inspiração.
Falando nisso, é sobre as fontes de inspiração q eu vou falah hj.

todos q precisavam de ajuda nas artes pediam a ajuda delas. As Musas.
Ao todo eram nove. Filhas de Zeus e de Mnemosine, viviam no Olimpo.

Depois q Zeus venceu sobre os titãs, foi lhe ordenado q criassem divindades q cantassem as vitórias. Intaum Zeus se uniu a Mnemosine e a possuiu por nove noites (eita pega, ae sim hein. Zeus é o meu herói). Um ano depois a Memória deu a luz as nove filhas, em um lugar perto do monte Olimpo. Foram criadas ali pelo caçador Croto, q depois da morte, foi transformado na constelação de Ságitário.

Eram deusas, q cantavam o passado, presente e futuro, nas festas no Olimpo, para divertimento das divindades e tbm a vitória e gloria dos deuses.
Seu lider era Apolo, deus da música, q sempre era seguido por elas, q por isso recebia o nome de Apolo Musagetes.

Habitavam alem do Olimpo, o monte Hélicon e o monte Parnaso em Delfos.

Eram bastante zelosas de sua honra e puniam os mortais que ousassem presumir igualdade com elas na arte da música.tinham a virtude de conferir inspiração poética a quem bebesse suas águas.

As nove musas são
CALÍOPE: a primeira das musas era a deusa da eloquencia. Seus símbolos eram a tabuleta e o buril.É representada sob a aparência de uma jovem de ar majestoso, a fronte cingida de uma coroa de ouro. Está ornada de grinaldas, com uma mão empunha uma trombeta e com a outra, um poema épico. Foi amada por Apolo, com quem teve dois filhos: Himeneu e Iálemo.

CLIO:era a musa da História, sendo símbolos seus o clarim heróico e a clepsidra. Costumava ser representada sob o aspecto de uma jovem coroada de louros, tendo na mão direita uma trombeta e na esquerda um livro intitulado "Tucídide". Aos seus atributos acrescentam-se ainda o globo terrestre sobre o qual ela descansa, e o tempo que se vê ao seu lado, para mostrar que a história alcança todos os lugares e todas as épocas.(detalhe, ela é minha futura profissão)


ERATO: era a musa da poesia lírica e tinha por símbolo a flauta, sua invenção. Ela é uma jovem, que aparece coroada de flores, tocando o instrumento de sua invenção.


TÁLIA:era a musa da comédia que vestia uma máscara cômica e portava ramos de hera. É mostrada por vezes portando também um cajado de pastor, coroada de hera, calçada de borzeguins e com uma máscara na mão.



MELPÔMENE:era a musa da tragédia; usava máscara trágica e folhas de videira. Empunhava a maça de Hércules e era oposto de Tália. O seu aspecto é grave e sério, sempre está ricamente vestida e calçada com coturnos.


TERPÍSCORE:era a musa da dança. Também regia o canto coral e portava a cítara ou lira. vive coroada de grinaldas, tocando uma lira, ao som da qual dirige a cadência dos seus passos. É tbm mãe das Sereias.


EUTERPE:era a musa do verso erótico. É uma jovem ninfa coroada de mirto e rosas. Com a mão direita segura uma lira e com a esquerda um arco. Ao seu lado está um pequeno Amor que beija-lhe os pés.


POLÍMNIA:era a musa dos hinos sagrados e da narração de histórias. Costuma ser apresentada em atitude pensativa, com um véu, vestida de branco, em uma atitude de meditação, com o dedo na boca.


URÂNIA:era a musa da astronomia, tendo por símbolos um globo celeste e um compasso. Representam-na com um vestido azul-celeste, coroada de estrelas e com ambas as mãos segurando um globo que ela parece medir, ou então tendo ao seu lado uma esfera pousada uma tripeça e muitos instrumentos de matemática.


Em sua homenagem, deram o nome de Museu, ao lugar q preserva as artes e as ciências.

Um comentário:

  1. Muito lindo, adorei!! Ajudou-me a preparar um trabalho sobre o assunto, obrigada.

    ResponderExcluir