terça-feira, 1 de novembro de 2011

justificativa

Amigos, queria dizer que não me esqueci de vocês...

É eu sei que faz um tempo (bastante tempo) que não escrevo aqui, e tal. Mas, nesses últimos tempos muitas coisas aconteceram, e tive que dar uma parada com o blog, e também, todos os meus escritos sobre mitologia se perdeu, aí to juntando tudo de novo pra voltar a escrever. Mas logo estarei de volta com novidades para o blog.

Um forte abraço

quinta-feira, 21 de julho de 2011

"A grande sedutora"

Oi povo, como vocês estão?
hoje vou falar sobre uma deusa quente pra vocês

Peitho (é eu sei que o nome é um pouco sugestivo), acredito que seja proposital, mas enfim...
Bom, ela é o espírito da persuasão e sedução. Quando estava em companhia de Bia, deusa da força, representava também o estupro, e também o rapto de noivos e noivas. Era fiel a Afrodite, a servindo e seguindo em todas as aventuras românticas.
Era uma bela mulher, com longos cabelos castanhos presos. Tinha como símbolo a pomba branca e uma bola de barbante.

@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

domingo, 10 de julho de 2011

"O eterno equilíbrio"

Oi pessoal, como que vocês estão? Antes de mais nada, gostaria de pedir desculpas pelo tempo em que não posto nada. Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas acredito que logo meu tempo normal voltará.

Mas enfim. Várias coisas acontecendo, algumas positivas, outras negativas, muitas vezes causando um desequilíbrio no mundo todo. Para os gregos existia uma grande força, que não permitia que o mundo caísse em desequilíbrio, e podendo levar assim o mundo ao antigo Caos, e é sobre ela que vamos falar hoje

Essa força, é a deusa conhecida como Nêmesis, não, não tem nada a ver com a Marvel Comics, ou com Resident Evil.  Ela é filha da velha, bem velha Nix, deusa da noite. Na época em que ela nasceu, Gaia também tava dando a luz a Têmis. A Mãe Terra, com medo das esquisitices de Ouranus, deu Têmis à Nix para cuidar da menina. Só que Nix, não tendo mais saco pra cuidar nem de sua nova filha, quem dirá da sobrinha Têmis, deu as duas para serem cuidadas pelas Moiras.
Então as duas foram educadas por Antropos, Cloto e Laquesis, como irmãs. Têmis se tornou protetora da Ética, e Nêmesis guardiã da vingança divina e mortal, e também do equilíbrio cósmico.

A ela se encarrega o poder de trazer o perfeito equilíbrio ao Universo. Quando algo, ou alguém está bem de mais, com muita felicidade, riqueza e coisas do tipo, Nêmesis envia algumas desgraças para o equílibrio, e também ao contrário, quando alguém está mal, ela também envia algumas bençãos ao pobre mortal.

Era uma das unicas filhas de Nix, que morava no Olimpo entre os outros deuses.
Era de grande beleza, quase que comparavél a Afrodite (que ela não leia isso). Tinha grandes asas brancas, e tinha como símbolos a ampulheta e a espada


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

sábado, 25 de junho de 2011

"O manipulador"

Olá pessoas, como vocês estão? Então, hoje era pra ser um dia corrido, eu teria que cozinhar junto com uns americanos, mas nem vou mais. Invés disso, vou no cinema com os amigos...Cara, e como eu saio com meus amigos, hoje nem era pra eu fazer isso.

Acho que tem um pequeno toque desse cara. Destino, Casualidade, Acaso, Sorte. Esse cara recebe vários nomes, mas um mesmo poder.
Moros, ele é foda. Toda vida, tudo o que existe estava em suas mãos. Ele é o senhor da Sorte e do Destino. Ele é um dos filhos de Nix e de Khaos. Era inevitavel, todas as criaturas, animais, humanos, deuses, mortais e imortais estavam subordinados a sua vontade.

Ele conhecia todos os segredos, tanto da terra quanto dos céus, segredos dos deuses e dos mortais. Sua vontade era geral, nem Zeus, o senhor dos deuses poderia evitar. Mas também tinham seus segredos, que foram todos escritos em um livro, que era quase impossivel encontrar. Apenas os oráculos o conheciam, mas também com muita dificuldade.

Alguns falam que ele tinha uns rolos com Anake, também deusa do Destino, e dos dois nasceram as irmãs Moiras. Os deuses recorriam as Moiras para conhecer o destino, coisa que não funcionava, pois nem elas sabiam a vontade de Moros.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

domingo, 19 de junho de 2011

"Ah que se transforma em mosca"

bom dia pessoas, como que vocês estão hoje?
Cara ando meio louco, esperando que algumas coisas aconteçam. Ainda não posso dizer o que é, mas vocês serão os primeiros a saber.
Ontem eu tava pensando, como essa mitologia parece coisa de louco neah, mas nós então somos todos loucos e como diz Lady Gaga "We all born this way"
Falando nisso, vamos falar da deusa de hoje.

Cara, seu sobrenome poderia ser prudência, ou não neah, depois cada um tira suas idéias.
Essa deusa é muito foda, de verdade mesmo. Métis (um nome um tanto quanto estranho), filha dos antigos titãs Tétis e Oceanus. É a personificação, a Prudência e Sabedoria em pessoa. Foi a primeira esposa de Zeus, mas também depois dela vieram mais 6 até Hera.

Ela, esperta que é, fugiu de várias formas de Zeus para não engravidar dele, mas o cara é foda e conseguiu engravidar ela. Mas ele não sabia o mal que tinha feito. Gaia a mãe Terra havia lhe dito que seu primeiro filho o destronaria, como havia acontecido com seu pai Cronos e com seu avô Ouranus. Família problemática, e ainda tem gente que reclama.
Zeus então resolveu engolir a esposa para que ela não desse a luz ao filho. Esse povo que por qualquer coisa resolve engolir os outros. Decide então fazer uma brincadeira com a esposa: quem consegue se transformar no menor animal. Zeus se transforma em sapo e Métis em mosca. Zeus então a engole

Mas isso não impede o Destino, e mesmo dentro de Zeus a criança cresce dentro da barriga da mãe. Enfim em uma guerra, o Senhor dos raios, sente uma horrivel dor de cabeça, e pede pra que Hefesto, lhe de uma marretada. Da cabeça raxada de Zeus, nasce Atena, a filha de Métis.

Era muito bela e poderosa. Com longos cabelos ruivos e olhos cinzas, os mesmos que Atena herdou. Seu símbolo é a Ampulheta.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

terça-feira, 7 de junho de 2011

"Rainha Espectro"

Oi pessoas, como que vocês estão hoje? Espero que muito bem...
Cara hoje ta muito frio aqui em Campo Mourão, e não sei porque, mas acho que vai esfriar mais, tomara que não neah, mas fazer o que?

A deusa de hoje, é bem divertida, uma das minhas preferidas.
Sabe a noite, de madrugada, quando você ta dormindo muito bem, enrolado em baixo das cobertas bem tranquilo, e seu cachorro la fora começa a latir? E então o cachorro da vizinha também? E aí parece que que todos os cachorros do universo tão latindo, e te atrapalham naquele sono maravilhoso? Sim isso tem uma causa mitologica, e a responsavel por isso é a personagem de hoje.

Seu nome é Melínoe, filha de Perséfone e Zeus. Ela é a nobre rainha dos espectros. Deusa e senhora dos fantasmas.

Na verdade não fazia nada da vida, porque adorava ficar vagando a noite nos caminhos para assustar os mortais, por isso que os cachorros latem a noite, por verem o vulto da senhora. Essa voltinha nada mais era, para lançar medo e terror aos mortais que estão acordado a essa hora, bem gentil ela; parecida com Hécate.

Também presidia as oferendas feitas aos mortos. Quando uma pessoa morria, eram feitas oferendas primeiramente a Hades e Perséfone, depois a Caronte, barqueiro do Submundo, e por fim a Melínoe.

Era muito bonita, com a pele branca como a lua, com uma longa túnica preta e cabelos soltos lisos da cor das trevas. Dizem que muitas vezes era quase impossivel de um vivo a ver.
A postagem de hoje, é pra minha grande amiga Jéssica Guadagnin, apesar de não parecer um fantasma, ela me lembra muito Melínoe.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

"O bom descanço"

Oi pessoas, como vocês estão? Hoje o dia foi bom pra vocês?
Pra mim foi longo, e bota longo nisso. Mas até que foi bem legal. Só tem um problema, o cansaço. Mas para qualquer mortal cansado, os braços dessa deusa são ótimos.

Macária (provavelmente mistura de maca com cárie) é a primeira filha de Hades e Perséfone. Ela é a bondosa deusa da boa morte.
Mas como boa morte? Bom, ela protegia as pessoas que morriam durante o sono, ou então que morriam rindo ou em um grande estado de alegria.

Ela apadrinhava esses privilegiados, levando-os sem dor alguma até o juízo, ficando ao lado da alma até o fim.
Sendo filha dos reis do Submundo, tinha grande poder sobre as trevas, podendo vagar pelos mortais sem ser vista ou sentida, apenas era sentida pelo escolhido para morrer, através de um doce perfume...
Tinha longos cabelos negros e a pele branca. Se vestia com um longo vestido preto.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

"essa deusa vivia puta com tudo..."

Olá pessoas, como que vocês estão? É eu sei que eu ando sumido por aqui, to quase um estranho no meu próprio blog, mas é que ando com o tempo bem concorrido, mas não se esqueçam, sempre estarei por aqui pra escrever para vocês.
Hoje eu vou fala sobre uma deusa, tão encardida, e irada, que ela é daquele tipo, você deseja bom dia e ela responda "bom dia por que?" É gente mal humor e raiva é uma coisa que atinge até aos deuses...

Seu nome é Lissa, mas também com um nome desses me diz, quem é que não ia ficar muito brava pra sempre. É filha de Nix e Ouranus, quando o sangue dele caiu na noite, nasceu essa bravinha.
Além de ser o espírito da raiva, também representa a cólera e a loucura da briga e batalha, ou até a loucura para matar, sabe máquina mortífera? é com ela mesmo.

Hera com raiva de Héracles, mandou Lissa possuir o herói. Ela não querendo, mesmo assim obedeceu as ordens, e possuindo Héracles, matou a mulher e os três filhos dele. Tinha uma eterna companheira que é Mania, deusa da loucura mental, diferente de Dioniso.

Habitava no mundo dos mortos, mas um dia, vindo a Terra para atacar, um jovem, apareceu sob a forma da mais bela mulher vista pelos olhos humanos, dizem que sua beleza vencia até de Afrodite. Mas ela é uma transformista, sua verdadeira forma é horrível, tinha cobras no lugar de cabelo, e grandes olhos vermelhos e brilhantes.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

domingo, 8 de maio de 2011

"tomara que eu não caia em suas garras"

Oi pessoas, tudo bem com vocês?
Em primeiro lugar queria dar os parabéns a todas as mães que lêem o blog, muito obrigado por tudo e parabéns pelo seu dia.

Mas então, vamos falar sobre coisas, não tanto doces como as mães, na verdade demônios.
As Keres, são demônios femininos, filhos de Nix, sozinha, se unir a ninguém (isso que é mãe).

São as deusas do destino cruel e sem chance de escapar. Elas que trazem a morte violenta aos mortais, tendo a marca dos descendentes do Khaos, inevitáveis.
Eram colegas de Thânatos, mas não o serviam nem nada parecido, por que elas eram mortes violentas, enquanto ele representava a morte calma. Serviam a dois deuses. Hades que governava sobre a Morte, independente de qual seja, e Ares. Na verdade elas faziam parte do séquito de Ares.
Quando ele ia a uma guerra, ele as convocava. Nas batalhas elas levavam do campo de guerra as almas dos mortos. Já os corpos, elas devoravam a carne e bebiam o sangue, dando a pele ao seu senhor.

Homero diz que cada pessoa tinha uma Ker, assim representando apenas a morte.
Eram altas criaturas, com asas, e presas compridas, como a dos vampiros da mitologia atual e unhas grandes e nojentas (também, quem seriam as corajosas manicures desses demônios?).

Elas eram: Anaplekte (morte lenta), Akhlys (medo da morte), Nosos (doença), Ker (destruição) e Stygere (ódio).


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas


quinta-feira, 5 de maio de 2011

"As Vigias do Olimpo"

oi pessoas como vocês estão, eu espero que muito bem. Então hoje o dia foi bom. Eu não fiz quase nada, mas me diverti um monte.
E agora a noite vou falar sobre as vigias do Olimpo, porque com tanta gente morando ali, por mais que fosse o palácio dos deuses, aquilo ali parecia um condomínio, e elas eram como as sindicas do palácio dos deuses.

 Então, o Olimpo era alto pra ninguém a não ser os deuses entrar, tinha os seguranças e os raios do grande Zeus de prontidão, mas tinha que ter alguém pra cuidar neah, se não aquilo iria virar uma zona. Imagina penetra nas baladas no Olimpo?
Então, para isso nasceram as Horas. Elas são três irmãs filhas de Zeus e Têmis ( cara, acho que Zeus só não pegou minha mãe, e olhe la ainda. Qualquer uma que desse mole, ele se aproveitava).
Recebiam esse nome de Horas, por protegerem as estações do ano.

Eu falei sobre uma delas aqui. Diké (Dice) deusa da Justiça. As outras eram Irene deusa da paz e Eunomia deusa da disciplina. Elas eram porta voz do poder do pai e da justiça da mãe.

Além de guardiãs da ordem, das estações e do poder, eram também porteiras do Olimpo. Guardiãs dos portões de ouro.
Eram três jovens deusas, trigêmeas, com o cabelo trançado, trazendo na mão um tipo de vegetação. Usavam diademas como símbolo.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

domingo, 1 de maio de 2011

"Um dos Amores"

Oi pessoas, antes de tudo gostaris de pedir desculpas pra vocês por ficar tanto tempo sem postar aqui. É que as coisas andam bem corridas, mas ok, estou aqui e sempre que der eu vou escrever pra vocês.

Hoje vou falar pra vocês sobre um dos amores, é por que não existe um amor só, existem mais de um, na verdade quatro. Dois deles já conhecemos, Eros e Anteros. Agora vamos conhecer um terceiro.

Quatro irmãos super grudados, inseparaveis. Deles Himeros é o que representa o mais quente dos amores, falando bem a verdade ele é o representante do amor sexual. Himeros é um dos Erotes, deuses do amor.

É filho do adultério entre Ares e Afrodite, o segundo a nascer. Vivia grudado com seu irmão Eros. Era sempre invocado nos casamentos depois de Himeneu e seu irmão Eros.
Esse cara sempre arrumava briga com seus irmãos Anteros e Potos, por ser o preferido de sua mãe. Seus templos eram juntos com o de Afrodite, e diferentemente dos outros deuses do Amor, suas sacerdotisas não eram virgens.
Era eternamente jovem, como seus irmãos tinha asas e carregava um arco e flecha. Usava faixa vermelha no peito e andava nu como símbolo de seu poder


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

"O senhor dos casamentos"

Oi povo, como que vocês estão hoje? Espero que muito bem.
Hoje dia 17 de Abril domingo, segundo a tradição cristão o Domingo de Ramos, que lembra a última entrada de Cristo em Jerusalém, início da semana Santa, que antecede o Domingo de Páscoa (dia do meu aniversário). Tá, mais voltando ao assunto do blog, vamos falar sobre o senhor da beleza, dos amores e do casamento.


Este cara é foda. Himeneu é o personagem de hoje no blog.
Sempre jovem e belo, herdou esses dons de seus pais, Apolo e Afrodite (filho desses dois, imagina o tanto de adolescente que tinha atrás dele, provavelmente seria cogitado a ser "Colírio" daquelas revistas femininas).


Nasceu na cidade de Delfos, mas logo que veio ao mundo, foi deixado na terra para ser criado pelas ninfas. Elas levaram a uma família que era muito pobre e humilde, mas generosa e de bom coração. Logo, não sabia de seus poderes. Apesar de ser "pobre" se apaixonou por uma jovem nobre. Era tão belo que era confundido com uma mulher. Um dia algumas virgens foram oferecer orações e sacrifícios a Démeter e Himeneu estava junto. Piratas do Egeu raptaram todas, junto com o jovem deus. Depois de longa viagem eles adormeceram, e Himeneu aproveitou, pegou sua espada e matou todos os piratas.
Levando as virgens em segurança para Atenas, disse que queria como pagamento por sua coragem e bom coração a jovem nobre como casamento. Eles aceitarm e o deus e a jovem mortal se casaram.

Himeneu se tornou então deus do casamento, da realização do casamento, enquanto Hera, a senhora dos deuses, é a protetora, zela pra que todos os matrimônios continuem para sempre. Era invocado em todos os casamentos, e ele aparecia a todos, podendo se transformar em qualquer forma humana ou não. Era mais vistp nas festas sob a forma de pomba. O buquê de flores vem desta época. Antes era apenas de flores jacintos e as noivas levavam até o altar do deus, invocando a sua presença na festa.

Era muito bonito e jovem, sempre com uma guirlanda de flores na cabeça, uma tocha acesa nas mãos representando a eternidade do casamento, e vestido em túnicas púrpuras.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

"A cura para todos os males"

Oi pessoas, como é que vocês estão?
Então, as coisas andam meio corridas aqui, tanto que a última postagem foi dia 03, mas sempre que der um tempo eu venho aqui fala com vocês...

Hoje vamos conhecer a deusa que cura tudo, conhecida por todos os médicos.

Hígia, é a deusa da saúde mental e física, da limpeza e da cura. É filha de Asclépio deus da medicina. Enquanto Asclépio é mais deus da cura, Hígia protege mais a prevenção da doença.

Era muito adorada em Atenas, junto com Atena. Seu culto se tornou mais importante e independente do seu pai, quando o  oráculo de Delfos divulgar sua divindade. Seu nome é mencionado no famoso juramento de Hipócrates, o pai da medicina, feito pelos médicos recem formados.]


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

domingo, 3 de abril de 2011

"O deus contra o preconceito..."

Oi pessoas, como vocês estão hoje? Espero que muito bem...Hoje eu estou naqueles dias em que acordo feliz, sem nenhum motivo aparentemente. Acho que é porque amanha não tem aula rs. Mas enfim, vamos logo começar a falar sobre o deus/deusa de hoje, que afinal, acho que vai chocar muitas pessoas...

Alguém já ouviu falar no Hermafroditismo? uma pessoas hermafrodita, apresenta os dois sexos, ou seja, ela tem os orgãos genitais masculino e feminino, internos e externos. Mas aí vocês vão me perguntar o que isso tem a ver com a mitologia? O hermafroditismo tem origem nos deuses, vamos ver como.

Hermafrodito é um deus filho de Hermes e Afrodite, daí o nome Hermafrodito ( Hermes + Afrodite).
Muito belo, não nasceu com os dois sexos, isto aconteceu da seguinte forma.  Quando criança foi levado pelas ninfas da floresta até a montanha sagrada da Frígia para ser educado por Pã. Jovem, era adorado pelos deuses, por sua inteligência e alegria, herdou de sua mãe a beleza e do pai, a inteligência. Viajou por várias cidades.

Morava nos bosques de Cária, onde conheceu Salmacis a náiade do lago. Enfeitiçada pela beleza do jovem, tentou seduzi-lo não tendo sucesso. Quando acho que a ninfa teinha ido embora, Hermafrodito tirou suas roupas e foi tomar banho no lago. Salmacis que estava escondida atrás de uma árvore, quando viu isso, pulou no lago, se abraçando fortemente ao deus. Então desesperada de amor, pediu aos deuses que seus corpos nunca mais se separassem. Transformando ele em um deus com os dois sexos. Hermafrodito muito irado, amaldiçoou o lago, a morada da náiade, dizendo que qualquer um que ali se banhasse teria a mesma sorte dele.

Era muito belo, loiro d eolhos claros, com o corpo atlético. Se vestia com túnica roxa. Depois de sua transformação se tornou o deus protetor dos gays e lésbicas, punindo severamente quem tinha preconceito contra seus protegidos. Seu símbolo era a flor da papoula.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

segunda-feira, 28 de março de 2011

" A radiante deusa"

Oi pessoas, como vocês estão? Essa semana foi bem corrida pra mim, mas vamos lá neah... Vocês querem saber qual é o personagem de hoje certo? Então vamos parar de papo...

A deusa de hoje nos acompanha o dia inteiro. 
A deusa de hoje é Hemera, a bela deusa do dia. Em uma ordem do dia, primeiro vinha Eos, trazendo o amanhecer, depois Apolo com o Sol, Hemera trazendo o dia, depois na tarde as Hésperides com o entardecer Nix com a noite e Ártemis com a lua.

Hemera é filha de Nix e de Érebo, deus da escuridão, agora me diz como é possível da noite e da escuridão nascer o dia? é a mesma coisa que de uma casal de cachorros nascer um gato. Casou se com seu irmão Éter, deus do ar.

Hemera, junto com seu marido e a mãe (pobre Éter, mora com a sogra, tsc tsc), mora muito além do Oceano, no extremo Ocidente. Lá um muro separa as portas do Mundo Inferior do mundo. Além do muro, existe o palácio onde elas moram, mas nunca se encontram, porque quando Hemera sai com o dia Nix se prepara para sair com a noite, e quendo Hemera chega no fim do dia, Nix sai pra trazer a noite aos mortais.

Hemera é muito comparada à Hera e Eos. É bela como as duas deusas, com grandes cabelos compridos castanhos e soltos, com uma coroa de flores na cabeça, se vestinho com uma túnica cor de rosa.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

quarta-feira, 16 de março de 2011

"A mais pacífica das deusas..."

Oi pessoas, como vocês estam hoje?
Ah, eu não tive nada de muito importante hoje, então vou direto falar sobre a personagem de hoje.

Ela é uma deusa muito dócil, tipo muito "Paz e Amor", uma deusa meio Hippie.
A personagem de hoje é Harmonia (com esse nome também, ela não podia ser a deusa da batalha sangrenta, neah).
Harmonia é a deusa da...(adivinhem do que...) Harmonia e da concórdia entre deuses, mortais e animais. É filha de Afrodite e Ares, putz, ainda não me conformo que a mais bela das deusas teve um caso com Ares, por isso dá pra pensar que as mulheres preferem músculos e tanquinhos que cérebros e neurônios, mas enfim.
Sendo filha da deusa do amor, Harmonia, trazia a paz sobre os casais, desfazendo conflitos e brigas. Como filha de Ares, trazia a Harmonia na guerra, entre os guerreiros parceiros, para que juntos pudessem destruir o inimigo. Diziam que ela era responsável por toda a Harmonia cósmica.

Era muito amada pelos deuses, sendo presenteada com Cadmo, e tendo seu casamento realizado no próprio Olimpo, com todos os deuses (fazendo essas festas em castelo, um brincadeira de bonecas). Mas sendo fruto de um adultério, foi amaldiçoada, principalmente por Hefesto, que lhe deu de presente um colar, que lhe trouxe inúmera desgraças.

Inúmeras catástrofes, aconteceram por maldições de Hefesto. Essas catástrofes fizeram com que o casal fugisse para Ilíria, onde tiveram que lutar com inúmeras tribos e povos. Por piedade dos deuses, o casal foi transformado em serpentes para viverem felizes e em paz pelo resto da eternidade juntos.

A deusa era muito bonita e forte, dons herdados dos pais. É alta, com grandes cabelos encaracolados loiros. Grandes olhos verdes, e uma boca muito vermelha. Pele muita clara, anda sempre nua com um colar de ouro, presente de sua mãe.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

quinta-feira, 10 de março de 2011

"O causador dos cabelos brancos e das rugas..."

Oi gente, como vocês estão?
Hoje tive que acorda cedo pra nada, mas enfim, faz bem (não sei onde).
O personagem de hoje, é odiado por todos, mas principalmente pelas mulheres, também, ele é o causador de todas as rugas, cabelos brancos, reumatismo e coisas do tipo. Não estou falando do tempo, mas é um companheiro seu...

A velhice é o mal que amaldiçoará a maioria dos mortais um dia, e o responsável por ela é Geras, o espírito causador da velhice.
Geras é filho de Nix, ou seja, uma das maldições. Acompanha sempre Thânatos, e é um fiel servo de Cronos. Ele era mal e cruel, pois apenas os deuses, e só eles, escapavam de seu poder destruidor, e de todos os deuses apenas Afrodite e Hebe, sabiam desfazer a magia dele. Titono, marido de Eos, foi transformado em imortal, mas mesmo assim foi amldiçoado pela Velhice, se transformando em um monte de pele, sem poder morrer. Esse poder impede nos amores dos deuses com os mortais, como Afrodite e Eneas, e Marssepa e Apolo.

Era respeitado pelos deuses, porque queria receber honras também desse deus, por sua grande idade, e por sua sabedoria. É um dos habitantes do Olimpo. Era ele quem dava fim as tiranias humanas. Mas era odiado e temido pelos imortais pelo poder sobre a todas as doenças e deficiências trazida pela alta idade

Muitas vezes se encontrou com Herácles, o único herói que consegui vencê-lo, pois morreu jovem sem ter escolhido esse destino.
Geras era um senhor velho, nu (eca, que visão horrivél), com uma grande corcunda e se apoiando sobre uam bengala. Seu símbolo é a ampulheta e sua maior inimiga é Hebe.



@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

domingo, 6 de março de 2011

"O deus mais amado pelos brasileiros"

Oi pessoas, tudo bem com vocês?
Então finalmente chegou, os dias de folia...Onde todo mundo deixa seu lado "normal" (quando se tem um lado normal) e vivem personagens ou outras criaturas. Estamos nos dias de Carnaval, a maior festa popular do Brasil, que tem duração de 5 dias (nem o Natal tem tantos dias assim, fica a dica). Na verdade hoje é domingo, já é o terceiro dia da festa de Momo.
e falando em Momo é sobre ele que eu vou falar hoje.

Então, o tal do Momo, ele não é rei coisa nenhuma, ele na verdade é um deus grego, como Zeus, Hades, Dioniso...
O cara era um farrista, ele é o deus do escárnio, da burla, do sarcasmo, da ridicularização e  da grande ironia. Ptotegia também os escritores e poetas, sendo um dos espíritos com más intenções, o eterno crítico.

Sua mãe é Nix, a antiga deusa noturna. O cara não prestava, brigava e criticava todo mundo. Uma vez ele criticou Hefesto por não ter feito uma porta nos seios das mulheres, para que pudesse ver o que se pensavam (agora me diz, seios pensam???). Também criticava Afrodite, dizendo que ela era apenas bonita, que ela não tinha cérebro, e o pior andava com sandálias que faziam mais barulho que os trovões de Zeus.
Adorava fazer festas no Olimpo, festas regadas a danças, músicas e vinho. Um dia Zeus o proibiu de fazer as tais das festas, mas ele aproveitando uma viagem do senhor dos deuses pela Terra, fez uma grandiosa festa no Olimpo, deixando tudo bagunçado. Zeus quando viu aquilo, ficou irado e pela desobediência de Momo, e também pelas suas intensas críticas foi expulso do Monte Olimpo. Ele então foi habitar no mais íntimo da alma humana, se manifestando em apenas alguns dias durante o ano. alguns dizem que foi expulso do Olimpo a pontapés por Zeus, vindo para aqui no Brasil (porque será, neah...!)

Suas festas tanto na Grécia como em Roma deram origem ao Carnaval. Suas festas eram parecidas com os bacanais, festas no meio das florestas, regadas a danças músicas e vinho. Essas festas deram origem ao Mardi Gras, que é o Carnaval americano, lá existiam os KOM (knights of Momo, cavaleiros de Momo). E também o Carnaval que todos conhecemos. Sem percebermos, em todos os dias de festas rendemos honras ao deus. Aqui existe o rei Momo, a representação do deus, que governa os dias de folia, e em Cádiz, no último dia de festa, eles queimam um boneco representando o deus, significando que a festa acabou e Momo volta a se esconder na alma.

Momo era um deus gordo, simbolizando a fartura da loucura, uma máscara no rosto e um boneco nas mãos simbolizando a loucura, muitas vezes andava pelas florestas nu e bebendo vinho. Era um fiel súdito de Dioniso, deus da loucura. Os dois juntos são os patronos e guardiões do Carnaval.

Então o Carnaval nasceu na Grécia e Roma antiga, com os Bacanais e Lupercais, que eram como eu já disse, festas no meio das florestas, com música e danças, muito vinho e sexo (é não mudou muito, mentira mudou sim...hoje não é mais no meio das florestas rs) com a presença de mortais, sátiros e ninfas. Eles faziam isso em honra aos deuses foliões, que muitas vezes apareciam por lá.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

sexta-feira, 4 de março de 2011

"Aquela que governa de longe"

Oi gente como é que vocês estão?
É eu sei que faz tempo que eu não apareço por aqui, que tinha até gente que achou que tinha acontecido algo, mas é que eu estava sem tempo mesmo, essa semana foi muito corrida, mas agora que deu uma amenizada, estou aqui pra mais postagens...

A deusa de hoje é Eurínome, uma das 100 Oceânides, então é filha de Oceanus e Tétis. Ela foi uma das esposas de Zeus, acho que a única que ele não pegou ainda, foi minha mãe...E com ele eu a luz às três Graças.

Ela é o tipo de deusa mãe, tanto que seu nome significa "aquela que governa de longe". Ela está intimamente ligada ao mar, e também à terra. Sua história se espalhou por todo o Mediterrâneo, influenciando a maioria das religiões. Era conhecida como Grande Deusa, Mãe Primordial, a Criadora do Universo, a Governante, Deusa do Universo, Deusa de Tudo, e Aquela Que Se Move Na Eternidade, seus epítetos se condem com os de Gaia, a verdadeira deusa Mãe.

Existia um templo na Árcadia em que as portas eram abertas apenas uma vez por ano, lá a deusa se mostrava com uma cauda de serpente, presa por correntes de ouro, simbolizando todos os prazeres do mundo. Acreditasse que tenha ajudado à Gaia a dar origem ao planeta, com um sopro de Vida, onde deu origem à grande parte do universo.

Era uma deusa muito bela, sempre nua com os cabelos esvoaçantes castanhos, usava um grande colar com um rubi muito vermelho.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

"A estraga prazeres"

Oi pessoa, como foi o domingo de vocês...Eu passei ele todo dormindo. Descanso é bom neah.
Ah então a deusa de hoje, é muito chata, não gosta de ver ninguém feliz, ninguém com muitos amigos...uma invejosa na verdade.

A deusa é a tranqueira da Éris. Que deusa tinhosa é essa...
Éris é a deusa da Discórdia, e ela sabe como fazer as pessoas caírem em discórdia. Ela é filha de Nix, e dela nasceram a maioria das maldições que atormentam a Terra até hoje, como: a Pena, o Esquecimento, a Fome, a Dor, as Disputas, as Batalhas, as Matanças, os Massacres, o Ódio, as Mentiras, a Desordem, a Ruína e o Juramento. Agora para e pensa comigo, imagina a maternidade dessas crianças todas...

Era uma acompanhante e amante de Ares nas batalhas, que casal adorável, imagina...
Éris, era uma alta deusa formosa e bonita, com um grande e longo vestido vermelho, com longos cabelos negros, segurando uma maçã de ouro nas mãos

a erística é a arte de debate no mundo filosófico, e é em homenagem à discordiosa deusa.

@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

"A sanguinária"

 Oi pessoas, como estamos hoje? Eu espero que muito bem.
Hã, faz um tempinho que não apareço pro aqui neah, mas então estou aqui. Vou falar sobre um novo deus hoje...
No caso deusa, que mais parecia um deus, mas ok...

Ênio é a deusa (detalhe que Ênio é o nome do meu tio, que estranho), conhecida como a Destruidora de Cidades. Era a deusa da carnificina, destruidora da civilização. É filha de Zeus e Hera, está esplicado o humor dela, o pai era tempestuoso e a mãe não era das mais humoradas, logo sai essa "coisa".
Vivia saindo com os gêmeos Fobos e Deimos, pra ir às guerras, depois era bem provável que davam uma passada em um restaurante, um barzinho quem sabe. Seguia seu irmão Ares em todas as guerras, e não só isso, teve um caso com ele...Dizem que Átila rei dos hunos era filho de Ares com Ênio, por isso que saiu aquela criatura amável que era.
Essa deusa tinha seus amores por Ares e pelos seus filhos, mas por quem ela perdidamente apaixonada era Oberon (não o de Sonho de uma noite de Verão, do Shakespeare") o deus das sombras, filho de Hades.

Era vista sempre armada, com suas armas em punho, montada em um cavalo negro, com peles humanas no luugra da sela. Tinha um longo cabelo ruivo, com pele queimada do sol (será que ela passa protetor solar?).


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

domingo, 13 de fevereiro de 2011

"Anarquia??? O que é isso?"

Bom dia galerinha, como vocês estão hoje?
É em pleno domingo cedo eu estava aqui pensando, e cheguei a pergunta, o que seria a Anarquia? Minha mãe vive dizendo que meu quarto é uma anarquia, mas nunca cheguei ao certo saber o que ela queria dizer com isso.
Acho que essa deusa tem a ver com isso...

E com vocês... Disnomia (credo, esses deuses tem cada nome.  Vou dar a eles um dicionário de nomes, tem nomes tão bonitos, Viktor por exemplo, eu acho um nome muito bonito). Ela é a deusa da desordem, da falta de leis.
Disnomia é filha de Éris sozinha (esses deuses tem cada poder estranho, fazer a criatura nascer sozinha, do nada, Queria poder fazer isso, mas com dinheiro...), onde nasceu no meio do deserto (além de ter nome feio, nasceu no meio do nada. Essa deusa definitivamente, não sabe o que é Sorte).

Formava o séquito de Éris, com suas irmãs: Ate, Adikia, Hybris. Mas era odiada por Eunomia e Atena (olha com quem ela quer puxar briga, bem louca ela) Tinha grandes assas, dentes pontiagudos de um vampiro (digo vampiro, não criaturas brilhantes de filmes/livros) uma túnica marrom, muitas vezes com os seios para fora, com um cinturão negro, tinha como símbolo uma tocha acesa.

Ah, antes que eu me esqueça, Anarquia, no dicionário significa desordem, confusão.

@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

"Luz"

Oi pessoas, tudo bom com vocês???
Então, hoje não foi um dia muito bom pra mim, até chorei no colégio, por causa de umas coisas aí, coisas que contarei a vocês mais pra frente.
mas enquanto isso, vou escrever pra vocês, pra não perder o jeito.

Dione, a personagem de hoje, é a deusa protetora das ninfas. O grande mestre Homero, diz que ela nasceu quando as "coisas" de Ouranus foi jogadas no mar, fecundando assim Talassa, deusa dos mares, sendo assim mãe de Afrodite, junto com Zeus (é Zeus não perdoou nem ela). Hesíodo diz que ela é filha de Oceano, com Tétis, sendo assim uma ninfa dos oceanos.
Mas enfim, indiferente de qual seja seus pais, ela se casou com Tântalo (o terrível, vamos ver a lenda dele mais a frente) com quem foi mãe de Níobe (é o sangue é algo que me dá medo), e Pélope. Mas se separou, quando descobriu que o pai tinha matado a filha. (é esses crimes são desde essa época, muito tenso)

Seu nome significa a Luz, a brilhante. Era uma moça alta e linda, com longos cabelos loiros escuros, com uma tiara prata sobre a cabeça. Usava uma túnica comprida púrpura, e tinha sobre as mãos um cedro com a qual reinava sobre as ninfas, ou seja, ela era poderosa.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

"Minha professora odeia ela"

oi gente, como vocês estão? Espero que muito bem.
Vejam só, hoje foi meu primeiro dia de aula. Até que foi bom, na minha sala tem mais meninas que moleque (e isso é muito bom).
A deusa de hoje, é inimiga da deusa anterior (eu sei que vocês não intenderam nada)

Adikia (ao contrário de Diké) era a deusa grega da Injustiça, odiada por minha nova professora, acho que não só por ela, por juízes, advogados e pessoas dessa área também...
Este espírito de Injustiça, era filha de Éris por si mesma, sem pai nenhum (tipo nasceu, estava sem fazer nada e deu a luz a esta "coisa").
Esta deusa era sempre acompanhada de sua irmã, a deusa da Desordem, e de outros espíritos e males que amaldiçoam e atormentam a Humanidade.

Era extremamente feia. Com uma pele em um tom meio cinza ( ela parece com a Samara do filme de terror). Cabelos bem pretos, mas encaracolados. Usava uma túnica negra e uma espada em sua mão com a qual espalhava a Injustiça pelo mundo (como se a gente precisa mais, neah).

@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

sábado, 5 de fevereiro de 2011

"A deusa que o Brasil não conhece"

Oi galera, como vocês estão??? Hoje, muitas coisas pra fazer, mas como fazia muito tempo que não vinha aqui, resolvi dar uma passada e escrever pra vocês...
Sinto em dizer isso, mas a deusa de hoje, não é muito conhecida no Brasil, e esta ficando cada vez mais esquecida no mundo inteiro...

A deusa de hoje é Diké, deusa da Justiça, dos julgamentos e vingadora dos crimes ( por isso falo que é desconhecida do povo brasileiro, porque a Justiça brasileira está uma verdadeira vergonha).
É filha de Zeus e Temis. Diké, além de deusa dos julgamentos, era uma das Horas.

Sua estátua esta na frente da maioria dos tribunais. Diké, é aquela mulher que segura uma espada com a mão direita, simbolizando a punição dos criminosos, e a força, indispensável à Justiça. E com a mão esquerda segura uma balança, que representa o julgamento justo a todos. Andava descalça, em busca da verdade, e muitas vezes estava com os olhos bem abertos, mas também aparecia aos mortais com os olhos vendados, mostrando a igualdade de todos perante a Justiça (bem, acho que não é bem assim)

Suas irmãs, são Eunomia e Irene. Com suas irmãs Horas, Diké representava também o crescimento da Natureza, na Primavera. Sua eterna inimiga era Adikia, deusa da Injustiça. Era muitas vezes vista ao lado de Nemêsis, deusa da vingança e do equilíbrio
@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas 

domingo, 30 de janeiro de 2011

"Todo mundo em Pânico"

Oi galera, como vocês estão??? Eu estou muito bem, e com grande disposição para escrever hoje pra vocês.

Na nossa histórinha, o personagem de hoje, faz o Pânico, parecer um palhaço com uma cara engraçada. Estou falando de Deimos.
Deimos era um cara meio brucutu, também filho de Ares, a arrogância em pessoa. Ma ele também era filho de Afrodite (viu, por isso que falam que os filhos sempre aprendem os piores exemplos dos pais, está aí a prova).
Então, o brucutu, digo Deimos, era o deus do terror, do pânico. Tinha um irmão gêmeo chamado Fobos (Phobos) e uma irmã, a caçula da família Harmonia (imagina os dois irmãos cuidando da irmã caçula, não deixando ela sair a noite com pretendentes, nem ia precisar da famosa espingarda).

Ele acompanhava o pai em suas batalhas espalhando o terror e o pânico entre os guerreiros, fazendo com que fugissem do campo de batalha, imagina que amor, que doce de pessoa que ela era.
A imagem da "coisa" era bem feia (parecia uma daquelas aberrações de circo antigo, sabe). Era alto, mas mancava, tinha uma longa barba negra e uma monoselha horrivel. cicatrizes para todo o rosto, braços e pernas fortes. Usava uma armadura toda vermelha e com seu abutre de estimação no ombro esquerdo (tanta gente tem cachorro, gato peixe de estimação e a pessoa tem um abutre, mas não vou comentar, afinal gosto tem de todo tipo).

Siga nos: @MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

"O tão querido Poder"

Oi povo, vocês estão bem? Galera, acho que viciei na série Sobrenatural/Supernatural. Mas sério, é muito bom. Sempre tento assitir os episódios que tenho aqui no computador.
Mas ok, o assunto do blog é sobre mitologia, e não assuntos sobrenaturais (o que não deixa de ter ligação) mas ok, vamos lá.

Cara, esse personagem é muito conhecido. Mas conheceram ele de um jeito errado. Graças ao jogo "God of War", os mortais redescobriram "Kratos" (que na verdade é com C, Cratos), um deus arrogante, que pode fazer de tudo, inclusive "matar" Zeus. E esse Kratos é o deus da guerra (bem tosco e sem noção, viu).

O verdadeiro Cratos, é o deus grego do poder, como na palavra Democracia, em grgo significa poder do povo.
Era filho de Palas e Estige, e era irmão de Niké, Bia e Zelo, que eram forças aladas de Zeus, e fazia parte do seu séquito.
Era parecido com Ares. Alto e forte, usava uma armadura de bronze, escudo e espada do mesmo material. Ele se achava, todo forte e músculoso (ele não sabia como iram representá-lo). Se eu fosse ele (dizer isso em filmes nacionais não dá muito certo) ficaria muito bravo. Como assim, me fazem careca e com um risco vermelho em minha cara?

Galera, um pedido, vamos divulgar o blog no twitter. @MOlimpo_. Também usem #mundodaslendasgregas, para divulgar...

domingo, 23 de janeiro de 2011

"A Fama"

Oi gente, tudo bem?. Então, ontem acabou a oficina de acrobacia com o professor Antonio da Escola Nacional de Circo. Foi cansativo, mas deu pra aproveitar bastante. Então hoje, Domingo, é o dia que eu tenho pra descansar, mas vou escrever pra vocês, por que meu descanso é estar aqui com vocês.

Bom vamos lá. A "atriz" de hoje, do nosso "teatro" intaum oks
mitológico, digamos ela gosta de Fama, de ter seu nome na boca das pessoas, de ser conhecida (mas quem não quer???). Mas existe um problema com seu nome. Ele é como Maria, ou João no Brasil, um nome bem comum. Seu nome é Clímene, um dos nomes mais comuns na Grécia Antiga (assim fica difícil ser famoso, neah)

Clímene é a deusa da Fama e do Renome. É uma antiga Titãnide. Era também uma das Oceânides. Era casada com o titã Jápeto, com quem foi mãe de Prometeu, Epimeteu e Atlas.
Ela é a ancestral de toda a Humanidade, e uma antiga deusa da Terra. Ela também era chamada de Ásia, nome que depois foi dado ao continente em homenagem à deusa.
Clímene era uma das servas de Hera, tanto que tentou persuadir ( é eu andei lendo o dicionário) Páris, com a Fama, no julgamento da maçã de ouro.

sábado, 22 de janeiro de 2011

"A mais velha de todas"

Oi gente, tudo bem? Desculpe a demora para postar aqui no blog, mas é que essa semana foi muito corrida, não estava com muito tempo para nada. Mas hoje nesse espacinho que eu tenho vou postar algo novo pra vocês. Bem, não tão novo assim...

Acho que esta seria a deusa mais velha de toda a Grécia. Seu nome é Calígena.
Calígena é a deusa da Névoa, a Névoa Primordial. O que misturava tudo no Caos inicial. Ela é a parte feminina do deus Khaos.
Ela é a senhora de tudo, a deusa de todas as coisas, todas as coisas que surgiram a partir do Caos.

A Mãe do Universo, ela junto com Khaos deram origem a todas as coisas. Quanto Khaos desfez a bagunça primordial, ela surgiu e o ajudou a criar as coisas (como diz, atrás de um homem sempre há uma grande mulher, no caso, uma grande deusa)Seu papel foi fundamental, na criação do Universo.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"O perseguidor de donzelas indefesas (rs)"

Oi gente, como vocês estão? Eu estou todo dolorido, com dor e todo o corpo, até em lugares que eu achei que não existia... Mas tudo bem neah.
Vou escrever aqui rapidinho e vou deitar pra ver se passa a dor...

O deus de hoje, é estranho. Ele não é simplesmente um deus... Ele é um deus-rio. O que isso significa. Que ele é o deus protetor do rio que tem o mesmo nome que ele.
No caso, o deus-rio é Alfeu.
Alfeu é o deus-rio, filho de Oceano e Tétis, e protetor do rio grego Alfeu. Conta, que um dia se apaixonou pela ninfa Aretusa, e a perseguiu por toda a Grécia, até a Sicília, onde a encontrou, e se uniu a ela sob a forma de fonte.
Também perseguiu Ártemis, até a ilha de Siracusa. Ela esculpiu o seu rosto e o de suas companheiras em barro branco, confundindo o deus, forçando o a retornar.

Este foi o rio que Herácles, desviou para limpar os estábulos do rei Augias. (ele deve ter ficado muito bravo com isso, imagina usar suas águas para limpar um estábulo cheio de estrume, ah eca, esse Herácles era nojento...)

Ele é o mais famoso e notável deus-rio. Tanto que a letra grega Alfa, a primeira letra do alfabeto grego, é em sua homenagem.Alfeu, era um deus jovem alto, com olhos muito azuis, da cor da água. Tinha uma lança como símbolo.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

"A codorniz"

Oi povo, como vocês estão? Espero que melhor do que eu. To com uma chata de uma dor de cabeça que insiste em doer, com remédio e tudo mais. As vezes isso não é bom. Mas tudo bem, vamos ver no que dá. A personagem de hoje, digamos que é um pouco apagada, mas alguns ainda se lembram dela.

Misteriosa e linda, são duas palavras que definem esta deusa. Astéria, é a deusa das profecias e oráculos noturnos, também das Astrologia e da Necromancia (isso me dá medo).
É filha de Céos e Febe. Casou-se com Perses, o titã da destruição (essas deusas tinham uns gostos duvidosos, uma casa com o deus dos Infernos, a outra casa com o titã da destruição. Por que não casam com o deus da beleza, ou do dinheiro?), então voltando aqui, com Perses ela deu a luz a Hécate, a deusa da magia. Era irmã de Leto.

Depois da guerra entre deuses e titãs, Zeus deu em cima dela (em quem Zeus ainda não deu em cima levanta a mão...õl). Ela tentando fugir (é não era em todo mundo que o mel, o "charme" de Zeus funcionava), se transformou em uma codorna e se jogou no mar, dando origem à ilha de Delos. Quando Leto estava procurando abrigo para dar a luz à seus filhos, foi lá onde ela repousou e fez nascer Ártemis e Apolo.

Era uma deusa baixa (não chegava ser uma anã, mais era bem baixa) com a pele bem clara e cabelos bem pretos, encaracolados. Se vestia com uma túnica negra e com um véu cinza sobre a cabeça. Trazia na mão, algumas estrelas e pedras com qual descobria o futuro.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

"A Fortona"

Oi gente, tudo bem?
Ah então, era pra eu ter ido hoje pra praia com minha tia, mas nem deu por causa do circo. Fica pra próxima.
Desculpa a demora pra outra postagem, mas estou com algumas coisas pra resolver aqui. Mas sempre que der eu venho aqui escrever pra vocês.

A deusa de hoje, era muito amada pelos guerreiros, acho que também pelos fisiculturistas, halterofilistas, pedreiros e artistas de circo.
A personagem de hoje é Bia ( um nome bem comum neah, nem todos os nomes de deuses eram estranhos, como Eufrosina (bem louco neah)).

Bom, Bia é a deusa da força física. Seus pais são Palas e Estige (a deusa que simbolizava o Rio Estige). Era muito alta e bela. Ajudou os deuses na Titanomaquia, a batlha contra os titãs. 
Junta com seus irmãos Niké (vitória), Cratos (poder) e Zelo, formavam o séquito que sempre seguia Zeus.

Usava uma túnica azul escura, com uma coroa de louros sobre a cabeça, simbolizando a vitória.

sábado, 8 de janeiro de 2011

"O melhor"

Oi gente, como vocês estão? Espero que muito bem.
Nossa, essa noite eu tive um sonho muito estranho, com um personagem da mitologia, um que eu quase tinha esquecido. E é sobre ele que vou escrever hoje, espero que gostem.

Esse cara é foda, tanto é que ele era conhecido na Grécia como "O melhor". Ele é filho de um "amigo" meu.
O personagem de hoje é Aristeu. Ele é filho de Apolo, com Cirene (é o nome dela é Cirene mesmo, rs). Há uma pequena confusão sobre esse deus. Por que vocês devem estar perguntando. Porque, alguns dizem que ele é apenas um pastor, outros dizem que é um pastor que virou deus. Na verdade ele era um deus.

Aristeu era o protetor dos pastores e dos rebanhos, dos caçadores e dos apicultores. Por ser filho de Apolo, tinha dons também para poesia, cura e profecia.
Viajou por vários lugares da Grécia, onde ensinou aos homens a como cuidar das abelhas, e delas retirarem o mel. A última vez que foi visto foi no monte Haemus, onde viveu por algum tempo e depois nunca mais foi visto pelos mortais.

Ele era apaixonado por Eurídice, a esposa de Orfeu, seu meio irmão. A mulher tentando fugir dele, é picado por uma serpente (a mãe de Aristeu transformada), por não aceitar o filho. Pela tristeza de Orfeu, grande músico, as ninfas decidiram destruir as abelhas de Aristeu.

Era visto com com longa barba preta, e vestido com uma túnica marrom, coberto com a pele de um cordeiro.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

"A Falsificadora"

Oi gente, tudo bem? Hoje foi um dia em minhas "férias" em que não descansei, fazer o que, neah. Mas tudo bem, amanhã eu posso descansar mais.

sem exagerar ou aumentar, mas esse garota, adora uma fraude, uma farsa, e coisas do tipo.
Ela, é Apáte, o espírito do engano, da farsa e fraude( sei de muita gente que gostaria de seus poderes pra fazer identidades falsas pra entrar em festas, não citarei nomes.) Ela foi o primeiro espírito a sair do Jarro de Pandora, junto com seu namoradinho (ele era ridículo) Dolos.
Apáte e Dolos, eram filhos de Nix e Érebo. Tinha como inimiga, o espírito Alethéia (conheço uma pessoa chamada Aletéia) o espírito da verdade.

Ela era alta, muito alta, com uma túnica cinza muito comprida, tão comprida que não dava para ver os pés. Cabelos lisos e pretos, usava um medalhão de ouro, presente de sua mãe.
Diziam que ela morava nas altas colinas das redondezas de Arnisos. Ela era extremamente astuta e quando provocada, perigosa. Dizem que ela ainda vive na mente humana, e é a que mais nos influencia durante a vida.

A postagm de hoje é dedicada a Pedro Borges, um amigo meu, também apaixonado pela mitologia grega

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

"A rainha de Maio"

Oi pessoas, tudo bem? eu espero que sim.
Hoje eu vou fazer uma postagem rápida, porque eu to indo sair com meus amigos (matar o tédio...), mas antes eu vou deixar um novo deus (no caso deusa) pra vocês.

Essa deusa não é tão conhecida por méritos próprios, mas sim por causa de um filho seu (quase como todas as mães) Estou falando de Maia, a mãe de Hermes (pai de Luke Castellan(pra fazer uma moralzinha com o povo do fã clube de Percy Jackson que está seguindo meu blog. Obrigado galera))

Maia era uma ninfa/deusa filha de Atlas e Plêione, que com Zeus, teve um filho, Hermes. Os dois a princípio temiam a ira de Hera, mas depois eles conquistaram a simpatia da deusa.
Era a deusa da fertilidade e da energia vital. Simbolizava a vida em épocas de frio e neve, protegia também a região da Arcádia, onde deu a luz ao filho imortal. Usava uma coroa de flores sobre a cabeça, e uma túnica rosa clara.

Em sua homenagem é dedicado o mês de Maio, até seu nome. E no dia 15 deste mesmo mês era realizado rituais à deusa.

sábado, 1 de janeiro de 2011

"A primeira do ano"

Oi gente, tudo bom com vocês? Antes de tudo, gostaria de desejar um Feliz Ano Novo, tudo de bom pra você e sua família em 2011, que seus sonhos se realizem.
E hoje como a primeira postagem de 2011, dia 1/1/2011 (nossa quanto número 1), não podia de deixar de falar sobre ele.

Esse é o deus mais estranho que eu já vi na minha vida (e olha que eu já vi muita coisa estranha nessa vida).
Seu nome é Jano. Ele é o deus das portas, portões, términos e recomeços, futuro e passado (ele tem tudo a ver com o Ano novo, não acham?)

Sua aparência era bem estranha. Tinha dois rostos. Um olhando pra frente e o outro para trás, olhando sempre para as duas direções.
Era o porteiro do Monte Olimpo, sendo o responsável por abrir as portas para um novo ano, que se iniciava. Era tambémo deus das indecisões e dúvidas, pois uma cabeça dizia uma coisa, enquanto a outra dizia coisas totalmente diferentes.


Ele se vestia com uma túnica amarela clara, com uma coroa sobre os dois rostos. Algum dizem que um rosto era masculino e o outro era feminino. Seu símbolo era a chave, por abrir portas e caminhos
Havia uma curiosidade sobre seus templos. As portas ficavam abertas em tempo de guerra e fechadas em tempo de paz.
o nome do mes de Janeiro, é em homenagem a Jano. Por ser o primeiro mês do ano, e por esse mês olhar para o ano que se passou e para o novo ano que se inicia, como Jano.