domingo, 6 de março de 2011

"O deus mais amado pelos brasileiros"

Oi pessoas, tudo bem com vocês?
Então finalmente chegou, os dias de folia...Onde todo mundo deixa seu lado "normal" (quando se tem um lado normal) e vivem personagens ou outras criaturas. Estamos nos dias de Carnaval, a maior festa popular do Brasil, que tem duração de 5 dias (nem o Natal tem tantos dias assim, fica a dica). Na verdade hoje é domingo, já é o terceiro dia da festa de Momo.
e falando em Momo é sobre ele que eu vou falar hoje.

Então, o tal do Momo, ele não é rei coisa nenhuma, ele na verdade é um deus grego, como Zeus, Hades, Dioniso...
O cara era um farrista, ele é o deus do escárnio, da burla, do sarcasmo, da ridicularização e  da grande ironia. Ptotegia também os escritores e poetas, sendo um dos espíritos com más intenções, o eterno crítico.

Sua mãe é Nix, a antiga deusa noturna. O cara não prestava, brigava e criticava todo mundo. Uma vez ele criticou Hefesto por não ter feito uma porta nos seios das mulheres, para que pudesse ver o que se pensavam (agora me diz, seios pensam???). Também criticava Afrodite, dizendo que ela era apenas bonita, que ela não tinha cérebro, e o pior andava com sandálias que faziam mais barulho que os trovões de Zeus.
Adorava fazer festas no Olimpo, festas regadas a danças, músicas e vinho. Um dia Zeus o proibiu de fazer as tais das festas, mas ele aproveitando uma viagem do senhor dos deuses pela Terra, fez uma grandiosa festa no Olimpo, deixando tudo bagunçado. Zeus quando viu aquilo, ficou irado e pela desobediência de Momo, e também pelas suas intensas críticas foi expulso do Monte Olimpo. Ele então foi habitar no mais íntimo da alma humana, se manifestando em apenas alguns dias durante o ano. alguns dizem que foi expulso do Olimpo a pontapés por Zeus, vindo para aqui no Brasil (porque será, neah...!)

Suas festas tanto na Grécia como em Roma deram origem ao Carnaval. Suas festas eram parecidas com os bacanais, festas no meio das florestas, regadas a danças músicas e vinho. Essas festas deram origem ao Mardi Gras, que é o Carnaval americano, lá existiam os KOM (knights of Momo, cavaleiros de Momo). E também o Carnaval que todos conhecemos. Sem percebermos, em todos os dias de festas rendemos honras ao deus. Aqui existe o rei Momo, a representação do deus, que governa os dias de folia, e em Cádiz, no último dia de festa, eles queimam um boneco representando o deus, significando que a festa acabou e Momo volta a se esconder na alma.

Momo era um deus gordo, simbolizando a fartura da loucura, uma máscara no rosto e um boneco nas mãos simbolizando a loucura, muitas vezes andava pelas florestas nu e bebendo vinho. Era um fiel súdito de Dioniso, deus da loucura. Os dois juntos são os patronos e guardiões do Carnaval.

Então o Carnaval nasceu na Grécia e Roma antiga, com os Bacanais e Lupercais, que eram como eu já disse, festas no meio das florestas, com música e danças, muito vinho e sexo (é não mudou muito, mentira mudou sim...hoje não é mais no meio das florestas rs) com a presença de mortais, sátiros e ninfas. Eles faziam isso em honra aos deuses foliões, que muitas vezes apareciam por lá.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

2 comentários:

  1. Adorei a postagem,porém tem um péssimo erro aí: Momo era mulher! Sim,Momo era a deusA do sarcasmo e da ironia. Na verdade seu erro é muito comum por causa das antigas festas romanas em que Momo era retratada por um soldado. Mas mesmo assim,seria bom que você corrigisse ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. finalmente alguem com cultura o suficiente para explicar isso!!!

      Excluir