segunda-feira, 28 de março de 2011

" A radiante deusa"

Oi pessoas, como vocês estão? Essa semana foi bem corrida pra mim, mas vamos lá neah... Vocês querem saber qual é o personagem de hoje certo? Então vamos parar de papo...

A deusa de hoje nos acompanha o dia inteiro. 
A deusa de hoje é Hemera, a bela deusa do dia. Em uma ordem do dia, primeiro vinha Eos, trazendo o amanhecer, depois Apolo com o Sol, Hemera trazendo o dia, depois na tarde as Hésperides com o entardecer Nix com a noite e Ártemis com a lua.

Hemera é filha de Nix e de Érebo, deus da escuridão, agora me diz como é possível da noite e da escuridão nascer o dia? é a mesma coisa que de uma casal de cachorros nascer um gato. Casou se com seu irmão Éter, deus do ar.

Hemera, junto com seu marido e a mãe (pobre Éter, mora com a sogra, tsc tsc), mora muito além do Oceano, no extremo Ocidente. Lá um muro separa as portas do Mundo Inferior do mundo. Além do muro, existe o palácio onde elas moram, mas nunca se encontram, porque quando Hemera sai com o dia Nix se prepara para sair com a noite, e quendo Hemera chega no fim do dia, Nix sai pra trazer a noite aos mortais.

Hemera é muito comparada à Hera e Eos. É bela como as duas deusas, com grandes cabelos compridos castanhos e soltos, com uma coroa de flores na cabeça, se vestinho com uma túnica cor de rosa.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

quarta-feira, 16 de março de 2011

"A mais pacífica das deusas..."

Oi pessoas, como vocês estam hoje?
Ah, eu não tive nada de muito importante hoje, então vou direto falar sobre a personagem de hoje.

Ela é uma deusa muito dócil, tipo muito "Paz e Amor", uma deusa meio Hippie.
A personagem de hoje é Harmonia (com esse nome também, ela não podia ser a deusa da batalha sangrenta, neah).
Harmonia é a deusa da...(adivinhem do que...) Harmonia e da concórdia entre deuses, mortais e animais. É filha de Afrodite e Ares, putz, ainda não me conformo que a mais bela das deusas teve um caso com Ares, por isso dá pra pensar que as mulheres preferem músculos e tanquinhos que cérebros e neurônios, mas enfim.
Sendo filha da deusa do amor, Harmonia, trazia a paz sobre os casais, desfazendo conflitos e brigas. Como filha de Ares, trazia a Harmonia na guerra, entre os guerreiros parceiros, para que juntos pudessem destruir o inimigo. Diziam que ela era responsável por toda a Harmonia cósmica.

Era muito amada pelos deuses, sendo presenteada com Cadmo, e tendo seu casamento realizado no próprio Olimpo, com todos os deuses (fazendo essas festas em castelo, um brincadeira de bonecas). Mas sendo fruto de um adultério, foi amaldiçoada, principalmente por Hefesto, que lhe deu de presente um colar, que lhe trouxe inúmera desgraças.

Inúmeras catástrofes, aconteceram por maldições de Hefesto. Essas catástrofes fizeram com que o casal fugisse para Ilíria, onde tiveram que lutar com inúmeras tribos e povos. Por piedade dos deuses, o casal foi transformado em serpentes para viverem felizes e em paz pelo resto da eternidade juntos.

A deusa era muito bonita e forte, dons herdados dos pais. É alta, com grandes cabelos encaracolados loiros. Grandes olhos verdes, e uma boca muito vermelha. Pele muita clara, anda sempre nua com um colar de ouro, presente de sua mãe.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

quinta-feira, 10 de março de 2011

"O causador dos cabelos brancos e das rugas..."

Oi gente, como vocês estão?
Hoje tive que acorda cedo pra nada, mas enfim, faz bem (não sei onde).
O personagem de hoje, é odiado por todos, mas principalmente pelas mulheres, também, ele é o causador de todas as rugas, cabelos brancos, reumatismo e coisas do tipo. Não estou falando do tempo, mas é um companheiro seu...

A velhice é o mal que amaldiçoará a maioria dos mortais um dia, e o responsável por ela é Geras, o espírito causador da velhice.
Geras é filho de Nix, ou seja, uma das maldições. Acompanha sempre Thânatos, e é um fiel servo de Cronos. Ele era mal e cruel, pois apenas os deuses, e só eles, escapavam de seu poder destruidor, e de todos os deuses apenas Afrodite e Hebe, sabiam desfazer a magia dele. Titono, marido de Eos, foi transformado em imortal, mas mesmo assim foi amldiçoado pela Velhice, se transformando em um monte de pele, sem poder morrer. Esse poder impede nos amores dos deuses com os mortais, como Afrodite e Eneas, e Marssepa e Apolo.

Era respeitado pelos deuses, porque queria receber honras também desse deus, por sua grande idade, e por sua sabedoria. É um dos habitantes do Olimpo. Era ele quem dava fim as tiranias humanas. Mas era odiado e temido pelos imortais pelo poder sobre a todas as doenças e deficiências trazida pela alta idade

Muitas vezes se encontrou com Herácles, o único herói que consegui vencê-lo, pois morreu jovem sem ter escolhido esse destino.
Geras era um senhor velho, nu (eca, que visão horrivél), com uma grande corcunda e se apoiando sobre uam bengala. Seu símbolo é a ampulheta e sua maior inimiga é Hebe.



@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

domingo, 6 de março de 2011

"O deus mais amado pelos brasileiros"

Oi pessoas, tudo bem com vocês?
Então finalmente chegou, os dias de folia...Onde todo mundo deixa seu lado "normal" (quando se tem um lado normal) e vivem personagens ou outras criaturas. Estamos nos dias de Carnaval, a maior festa popular do Brasil, que tem duração de 5 dias (nem o Natal tem tantos dias assim, fica a dica). Na verdade hoje é domingo, já é o terceiro dia da festa de Momo.
e falando em Momo é sobre ele que eu vou falar hoje.

Então, o tal do Momo, ele não é rei coisa nenhuma, ele na verdade é um deus grego, como Zeus, Hades, Dioniso...
O cara era um farrista, ele é o deus do escárnio, da burla, do sarcasmo, da ridicularização e  da grande ironia. Ptotegia também os escritores e poetas, sendo um dos espíritos com más intenções, o eterno crítico.

Sua mãe é Nix, a antiga deusa noturna. O cara não prestava, brigava e criticava todo mundo. Uma vez ele criticou Hefesto por não ter feito uma porta nos seios das mulheres, para que pudesse ver o que se pensavam (agora me diz, seios pensam???). Também criticava Afrodite, dizendo que ela era apenas bonita, que ela não tinha cérebro, e o pior andava com sandálias que faziam mais barulho que os trovões de Zeus.
Adorava fazer festas no Olimpo, festas regadas a danças, músicas e vinho. Um dia Zeus o proibiu de fazer as tais das festas, mas ele aproveitando uma viagem do senhor dos deuses pela Terra, fez uma grandiosa festa no Olimpo, deixando tudo bagunçado. Zeus quando viu aquilo, ficou irado e pela desobediência de Momo, e também pelas suas intensas críticas foi expulso do Monte Olimpo. Ele então foi habitar no mais íntimo da alma humana, se manifestando em apenas alguns dias durante o ano. alguns dizem que foi expulso do Olimpo a pontapés por Zeus, vindo para aqui no Brasil (porque será, neah...!)

Suas festas tanto na Grécia como em Roma deram origem ao Carnaval. Suas festas eram parecidas com os bacanais, festas no meio das florestas, regadas a danças músicas e vinho. Essas festas deram origem ao Mardi Gras, que é o Carnaval americano, lá existiam os KOM (knights of Momo, cavaleiros de Momo). E também o Carnaval que todos conhecemos. Sem percebermos, em todos os dias de festas rendemos honras ao deus. Aqui existe o rei Momo, a representação do deus, que governa os dias de folia, e em Cádiz, no último dia de festa, eles queimam um boneco representando o deus, significando que a festa acabou e Momo volta a se esconder na alma.

Momo era um deus gordo, simbolizando a fartura da loucura, uma máscara no rosto e um boneco nas mãos simbolizando a loucura, muitas vezes andava pelas florestas nu e bebendo vinho. Era um fiel súdito de Dioniso, deus da loucura. Os dois juntos são os patronos e guardiões do Carnaval.

Então o Carnaval nasceu na Grécia e Roma antiga, com os Bacanais e Lupercais, que eram como eu já disse, festas no meio das florestas, com música e danças, muito vinho e sexo (é não mudou muito, mentira mudou sim...hoje não é mais no meio das florestas rs) com a presença de mortais, sátiros e ninfas. Eles faziam isso em honra aos deuses foliões, que muitas vezes apareciam por lá.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas

sexta-feira, 4 de março de 2011

"Aquela que governa de longe"

Oi gente como é que vocês estão?
É eu sei que faz tempo que eu não apareço por aqui, que tinha até gente que achou que tinha acontecido algo, mas é que eu estava sem tempo mesmo, essa semana foi muito corrida, mas agora que deu uma amenizada, estou aqui pra mais postagens...

A deusa de hoje é Eurínome, uma das 100 Oceânides, então é filha de Oceanus e Tétis. Ela foi uma das esposas de Zeus, acho que a única que ele não pegou ainda, foi minha mãe...E com ele eu a luz às três Graças.

Ela é o tipo de deusa mãe, tanto que seu nome significa "aquela que governa de longe". Ela está intimamente ligada ao mar, e também à terra. Sua história se espalhou por todo o Mediterrâneo, influenciando a maioria das religiões. Era conhecida como Grande Deusa, Mãe Primordial, a Criadora do Universo, a Governante, Deusa do Universo, Deusa de Tudo, e Aquela Que Se Move Na Eternidade, seus epítetos se condem com os de Gaia, a verdadeira deusa Mãe.

Existia um templo na Árcadia em que as portas eram abertas apenas uma vez por ano, lá a deusa se mostrava com uma cauda de serpente, presa por correntes de ouro, simbolizando todos os prazeres do mundo. Acreditasse que tenha ajudado à Gaia a dar origem ao planeta, com um sopro de Vida, onde deu origem à grande parte do universo.

Era uma deusa muito bela, sempre nua com os cabelos esvoaçantes castanhos, usava um grande colar com um rubi muito vermelho.


@MOlimpo_
#mundodaslendasgregas