terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"O perseguidor de donzelas indefesas (rs)"

Oi gente, como vocês estão? Eu estou todo dolorido, com dor e todo o corpo, até em lugares que eu achei que não existia... Mas tudo bem neah.
Vou escrever aqui rapidinho e vou deitar pra ver se passa a dor...

O deus de hoje, é estranho. Ele não é simplesmente um deus... Ele é um deus-rio. O que isso significa. Que ele é o deus protetor do rio que tem o mesmo nome que ele.
No caso, o deus-rio é Alfeu.
Alfeu é o deus-rio, filho de Oceano e Tétis, e protetor do rio grego Alfeu. Conta, que um dia se apaixonou pela ninfa Aretusa, e a perseguiu por toda a Grécia, até a Sicília, onde a encontrou, e se uniu a ela sob a forma de fonte.
Também perseguiu Ártemis, até a ilha de Siracusa. Ela esculpiu o seu rosto e o de suas companheiras em barro branco, confundindo o deus, forçando o a retornar.

Este foi o rio que Herácles, desviou para limpar os estábulos do rei Augias. (ele deve ter ficado muito bravo com isso, imagina usar suas águas para limpar um estábulo cheio de estrume, ah eca, esse Herácles era nojento...)

Ele é o mais famoso e notável deus-rio. Tanto que a letra grega Alfa, a primeira letra do alfabeto grego, é em sua homenagem.Alfeu, era um deus jovem alto, com olhos muito azuis, da cor da água. Tinha uma lança como símbolo.

2 comentários: