sábado, 1 de janeiro de 2011

"A primeira do ano"

Oi gente, tudo bom com vocês? Antes de tudo, gostaria de desejar um Feliz Ano Novo, tudo de bom pra você e sua família em 2011, que seus sonhos se realizem.
E hoje como a primeira postagem de 2011, dia 1/1/2011 (nossa quanto número 1), não podia de deixar de falar sobre ele.

Esse é o deus mais estranho que eu já vi na minha vida (e olha que eu já vi muita coisa estranha nessa vida).
Seu nome é Jano. Ele é o deus das portas, portões, términos e recomeços, futuro e passado (ele tem tudo a ver com o Ano novo, não acham?)

Sua aparência era bem estranha. Tinha dois rostos. Um olhando pra frente e o outro para trás, olhando sempre para as duas direções.
Era o porteiro do Monte Olimpo, sendo o responsável por abrir as portas para um novo ano, que se iniciava. Era tambémo deus das indecisões e dúvidas, pois uma cabeça dizia uma coisa, enquanto a outra dizia coisas totalmente diferentes.


Ele se vestia com uma túnica amarela clara, com uma coroa sobre os dois rostos. Algum dizem que um rosto era masculino e o outro era feminino. Seu símbolo era a chave, por abrir portas e caminhos
Havia uma curiosidade sobre seus templos. As portas ficavam abertas em tempo de guerra e fechadas em tempo de paz.
o nome do mes de Janeiro, é em homenagem a Jano. Por ser o primeiro mês do ano, e por esse mês olhar para o ano que se passou e para o novo ano que se inicia, como Jano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário