segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"O Entardecer"


oie gente, tudo bem? Eu sinceramente espero que sim.
Hoje foi um dia meio que normal para mim, embora meu cérebro estava atribulado (é, andei lendo um pouco o dicionário). Estava pensando o que eu vou fazer. E decidi não liga mais pra nada, seguir os conselhos de um grande e velho amigo e valorizar mais a mim mesmo, viver minha vida e dar atenção apenas a mim e a meu blog  queridos leitores (façam bastante propaganda dele, viu).

Sobre essas deusas, há uma grande confusão. Por que? Porque além de deusas, existe algumas ninfas com seu nome. Então por isso, estou aqui pra ajudar um pouco.
Seu nome é Hésperides (não o nome verdaderio, é um noome dado ao conjunto, como Moiras, Górgonas, ah, vocês entenderam).

Elas são deusas muito velhas (em idade, não em aparência tá, não vão achar que eram velhas). São deusas com ares primaveris (traduzindo, portadoras do espírito da Natureza), e criadoras da tarde. São as deusas donas e protetoras do Jardim das Hésperides, que fica no extremo Ocidente do mundo.

As Hésperides, eram três deusas gêmeas, que cruzavam o céu antes do crepúsculo (não o filme tá) em uma carruagem, cor de bronze, puxado por duas ovelhas. Elas junto com Hemera a deusa do dia, e Nix a deusa da noite, traziam o dia, o entardecer e por fim a noite. Elas eram parecidas com as Horas, presidiam as estações do ano. Elas tinham grande poder de transformação, podendo se esconder, com uma simples mudança de sua forma.

Elas eram: Egle, a deusa da luz da tarde, Erítia, deusa do esplenor da tarde e Héspera, deusa do início do crepúsculo.

O jardim das Hespérides era considerado o mais belo de toda a Antiguidade. Quando Hera se casou com Zeus, recebeu de Gaia como presente de núpcias, algumas maçãs de ouro. Hera as achou tão belas que as fez plantar em seu jardim, no extremo Ocidente.
O jardim das Hespérides era conhecido como jardim dos imortais, pois continha um pomar que abrigava árvores mágicas de onde nasciam os pomos de ouro, considerados fontes de juventude eterna.
Para chegar até o jardim havia muitos obstáculos, tais como a gruta das Gréias e a gruta das Górgonas. O próprio jardim era povoado de monstros que o protegiam, tais como um terrível dragão, filho de Fórcis e Ceto, e também Ládon, o dragão de 100 cabeças filho de Tífon e Equina

Um comentário: