quinta-feira, 1 de julho de 2010

" A mais sábia"

OLA GENTE, td bem?
intaum, hj dia 01/07 é o terceiro dia da Festa Nacional do Carneiro no Buraco.
até q esta legal esse ano. hj a noite vou apresentar bamboo com a Mariana, intaum tomara q td se saia bem.
mas vamos lah neah, pq hj vo falah sobre uma deusa especial pra mim.

sem sombra de dúvida, a deusa mais aclamda e adorada pelos gregos é a minha Atena. mas ela nasceu de um jeito um poko engraçado(naum foi do jeito convencional, como o0s outros deuses)


Zeus se apaixonou por Metis, a deusa da prudência e se casou com ela(ali nascia os sete, di novo SETE casamentos de Zeus, esse era dos baum hein)
um dia Gaia disse iria ter uma filha e q o filho dela iria destrona-lo como ele havia feito com Cronos(o feitiço virou contra o feiticeiro hsuahsuhashauh, q legal isso).
com medo resolve engolir Metis. ele propõe uma brincadeira a ela: eles deveriam se transformar no menor dos animais, e Metis se transforma em uma mosca. Zeus aproveita e a engole. mas mesmo assim Metis continua a gestação de Atena dentro de Zeus

um dia em uma guerra ele sente uma horrivel dor de cabeça, e pede a Hefestus, deus dos ferreiros e do fogo, para dar uma martelada em sua cabeça. este o faz e qndo a cabeça de Zeus racha, de lá nasce Atena, munida de lança e escudo já adulta. (viu nada normal o nascimento dela)..


era a deusa da sabedoria, das artes, da guerra, da estratégia, da civilização e protetora da cidade de Atenas.


ao contrário de Ares (arghhhhh) ela era a deusa da guerra justa, naum tinha medo da batalha e sempre ia à elas.
ujma vez numa batalha entre os deuses na região de Ílion, Ares a humilhou perante todos os deuses, por ela ser mulher e ir a guerra(poko mkachista ele neah!!!), ela muito inteligente se retirou para bolar uma estratégia.
no outro dia ela jogou uma enorme pedra no pescoço de Ares, mostrando q seu sexo naum mostrava nada, deixando caído no chão, mostrando q a Inteligência sempre vence a Força(axo q é ake q nascia minhas rivalidades com o Fabio).


seus símbolos eram a Coruja q td pode ver ate nas noites mais escuras, q devido a isso se tornou simbolo da Filosofia, e a Oliveira, simbolo de seu poder na Terra


ela sempre era vista com uma pequena imagem de Niké na mão, a deusa da vitória.

jurou perante o sagrado Rio Estige(onde nenhum juramento podia ser quebrado, feito por deuses ou mortais, neah Marcela) e perante Zeus, q nunka iria se casar, para naum deixar suas batalhas para ter q cuidar de um marido ou filhos. pela sua inteligência, o deus q mais quis se casar com ela era Hefestus, mas ela sempre o desprezou (axo q era por causa q ele era muito feio, meu Deus como ele era feio)


há boatos de q ela se envolveu com os heróis q a seguiam e ate mesmo com Ares, seu inimigo. tem tbm uns idiotas q dizem q a grande Atena se envolvia com mulheres tbm. sabe-se q naum se envolveu com ninguém, muito menos com mulheres.

ela ensinou aos homens as artes, como pesca, artesanato e costura, q era exímia.
grande deusa, naum ha duvidas de q era a mais adorada e amada pelos gregos, e q é lembrada até hj como simbolo de força e poder da mulher guerreira, q luta pelos seus direitos. merece ser lembrada ate hj pelos mortais.


a Justiça, é a carta do tarot dedicada a Atena

4 comentários:

  1. Cara.. adorei sobre Atena por que ela tem algumas semelhanças com Arianrhod a deusa Celta que coincidentemente é a minha preferida também, achei muito massa, inclusive a Coruja que simboliza ambas, muito da hora mesmo...

    ResponderExcluir
  2. adorei esta parte atena eh a minha 2 deusa favorita(depois de poseidon), e embora homem me identifico com ela(no fator sabedoria e gurreiro justo), meu animal favoriro sempre foi a coruja.

    ResponderExcluir
  3. ai adorei seu blog sobre athena...ela e maravilhosa msm...adorei o que esta escrito sobre ''a mulher que luta pelos seus direitos''e claro, o que há hoje em dia muito mulheres ainda tenta lutar pelos os próprios direitos dela e acaba conseguindo ... graças a athena!

    ResponderExcluir
  4. q bom q gostaram, fiko feliz por se identificarem com Atena, gradeçoa todos.

    ResponderExcluir