terça-feira, 13 de julho de 2010

"o rei dos bebâdos"

e aew gente, bl?
espero q sim.
intaum hj naum estou me sentindo muito bem.
um pouko de dor de cabeça, axo q é gripe nada mais grave.

gente, eu naum sei se ele era tão assim, mas certamente ele era adorado por todos os bebâdos do mundo, afinal de contas, bebedeira era com ele mesmo. É claro q eu estou falando de Dioniso.


Dioniso era o ultimo dos deuses olímpicos, o 12º morador do Olimpo. É filho de Zeus e uma princesa chamada Sêmele. Era o unico olímpico filho de uma mortal.

Td começa, qndo Zeus se apiaxona por sua filha Perséfone, e transformado em serpente, tem um filho com ela, Zagreu.
Hera (sempre a desgraçada) enciumada, ordena q os titãs, matem o jovem deus. eles aproveitam um momento em q ele esta se olhando no espelho, e o matam. mas naum so isso, o despedaçam e o comem, menos o coração q foi salvo por Atena aos gritos.
Atena leva o coração a Zeus, q com a ajuda de Phanes faz uma poção. Zeus deu a poção a Sêmele, sua preferida. a princesa tomou a tal poção, e a criança comecou a ser gerada.

Hera convenceu a Sêmele a pedir a Zeus para q mostrasse a sua verdadeira forma, pra q este provasse qm era. Zeus sabia das consequencias, mas o tinha jurado pelo rio Estige, onde nenhum juramento pode ser quebrado.
Zeus mostrou sua verdadeira forma, e intaum o corpo mortal de Sêmele naum aguentou todo o esplendor divino e se incendiou (a cena foi triste, mas sério foi muito, muito engraçada. uahsuhshauhsua( e essa Hera, o deusinha virada no satanas hein))


Zeus pegou a criança das cinzas e o colocou em sua própria perna, onde ela sobreviveria de Zeus
qndo adulto Zeus o retirou e o deu a Hermes, pra q ele o ensinasse todas as coisas.
mas Hera (o deusa desgraçada), fez com q o jovem deus fikasse loko e viajasse por toda a Asia.

Nessa viagem, criou a parreira e a uva e ensinou aos homens o seu cultivo. Retornando a Grécia, Zeus viu todas as coisas boas q havia criado e intaum decidiu qele deveria habitar o Olimpo. Mas como ja havia 12, um deus deveria sair. Héstia intaum cedeu o seu lugar.

Dioniso é o deus do vinho, da uva, da festa, da alegria,da loucura, das crianças, protetor dos bebâdos e do teatro.
seus simbolos eram a uva e a parreira, os leões e os tigres.
tinha grande poder sobre as plantas, inclusive sobre as frutas. elas cresciam e davam frutos apenas pelo fato do deus estar proximo delas.
Sempre andava e fazia festas no meio das florestas, seguido pelos sátiros, ninfas e as Menades (mulheres q qndo ingeriam o vinho era possuidas pelo espírito de Dioniso), sempre regadas a vinho e boa musica.
suas festas eram divertidas e conhecidas pelo mundo inteiro, até Sileno, o velho sátiro, mestre de Dioniso, comparecia a essas festas.


o Teatro, foi criado em homenagem a Dioniso. Dizem q ele próprio se transformava em vários personagens em suas festas na floresta.
os atores antes de se apresentarem, bebiam vinho ate fikarem bebâdos, numa forma de entrarem em contato com o deus.

Dioniso, era um deus jovem, imberbe, risonho e festivo, de longa cabeleira encaracolada, preta como a noite e flutuante, tendo, em uma das mãos, um cacho de uvas ou uma taça. Tem o corpo coberto com um manto de pele de leão ou de leopardo, traz na cabeça uma coroa de pâmpanos, e dirige um carro tirado por leões. Sua pele era branca, com os olhos meio arroxeados.
.

Como vocês sabem os deuses tem uma aura muito poderosa, que apenas de se aproximar poderia ser sentida. Sua aura e seus olhos emanavam um ar de alegria e felicidade. Mas também de loucura. em seus olhos poderiam ser vistos homens e mulheres bebendo em varias época, idosos cultivando parreiras. Mas também quem se atrevia a olhar dentro dos olhos deste deus, tinha visões de parreiras estrangulando descrentes até a morte, bebâdos com sede de batalha, marinheiros griatndo ao ser transformados em golfinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário